Condema realiza encontro para debater impacto da estiagem e parceria com Comitê pelo Meio Ambiente

Condema realiza encontro para debater impacto da estiagem e parceria com Comitê pelo Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Encontro contou com a presença de 16 entidades e foi realizado na sede da Corsan

A reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) debateu, na sexta-feira, os impactos da forte estiagem e que medidas podem ser tomadas. O encontro, que durou cerca de três horas, contou com a presença de 16 entidades e foi realizado na sede da Corsan de Santa Maria.

Na oportunidade, várias pautas foram discutidas. Conforme o coordenador geral do Condema, André Domingues, o primeiro momento foi destinado para debater questões relacionadas à crise hídrica e aos efeitos da estiagem:

– A Corsan fez uma exposição sobre os reservatórios, estações de tratamento de água, a distribuição de água não só em Santa Maria, mas em Itaara e em Restinga Sêca também. Já a Emater fez uma análise em relação às perdas de soja, de milho, de hortifrutigranjeiros, da ração que decorre do milho e do possível aumento do preço do leite.

Além disso, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria (Sitrusma), da Associação Rural de Santa Maria e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Santa Maria, também tiveram espaço de fala.

– Houve um compartilhamento entre as entidades das realidades (atuais) e das políticas públicas que podemos sugerir, assessorar e deliberar junto ao poder público e poder privado. Então, foi muito importante a radiografia dessas entidades – explica Domingues.

Outras entidades presentes foram o Batalhão Ambiental da Brigada Militar (2º BABM), o Clube Amigo dos Animais de Santa Maria, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Secretaria de Meio Ambiente, a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, a secretaria de município de Educação, o Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan), a Cooperativa de Resíduos Inservíveis Reciclados (CRIR), a Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (CACISM), Fundação MO’Ã e RecicleArte.

Parceria entre Condema e Comitê pelo Meio Ambiente

Na reunião, outro assunto abordado foi a parceria entre o Condema e o Comitê pelo Meio Ambiente. A ideia é que as entidades se aproximem e consigam trabalhar juntas em prol do meio ambiente.

De acordo com Domingues, essa colaboração será feita por meio do princípio da solidariedade, que tem como base a sustentabilidade, o bem-comum e o consenso:

– Queremos que seja um caminho de duas vias, que o grupo do Comitê pelo Meio Ambiente nos fortaleça e atue junto ao Condema, e nós, do Condema, vamos participar e contribuir junto com o Comitê.

Para isso, no encontro, foram aprovadas as indicações de integrantes do Condema que devem se integrar à equipe do Comitê:

  • Prof. João Francisco Carlexo Horn: Vice-presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim e representante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Condema
  • André Domingues: advogado e representante da OAB no Condema

O Condema ainda fez sugestões relativas à criação de novos Grupos de Trabalho (GTs), além daqueles que já existem voltados à educação ambiental e à coleta seletiva.

Condema

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) atua há cerca de 15 anos na cidade, articulando políticas públicas de proteção ambiental. É um órgão deliberativo e consultivo, fiscalizador e de assessoramento dos poderes municipais de Santa Maria. 

O conselho promove a participação de diversos setores da comunidade em relação ao meio ambiente, com eventos como as semanas do meio ambiente, conferências municipais e câmaras técnicas.

Atualmente, o núcleo de coordenação é composto pelos representantes do Batalhão Ambiental da Brigada Militar (2º BABM), do Clube Amigo dos Animais de Santa Maria, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e da Secretaria de Meio Ambiente.

Comitê pelo Meio Ambiente

Lançado em julho de 2022, o Comitê pelo Meio Ambiente reúne órgãos públicos, instituições de Ensino Superior e sociedade civil para discutir ações e iniciativas práticas que promovam mudanças comportamentais da sociedade, tornando o tema ambiental prioritário e urgente para a comunidade santa-mariense.

O grupo é formado pelo Grupo Diário, prefeitura de Santa Maria, Câmara de Vereadores de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Redução da passagem do transporte público agrada santa-marienses Anterior

Redução da passagem do transporte público agrada santa-marienses

Dupla foge após assalto a mão armada em shopping de Santa Maria Próximo

Dupla foge após assalto a mão armada em shopping de Santa Maria

Geral